AUXÍLIO DOENÇA É Considerado Tempo de contribuição

AUXÍLIO DOENÇA É Considerado Tempo de contribuição
O que achou deste artigo?

Uma grande dúvida que aflige muitas pessoas é saber se o auxílio doença é considerado tempo de contribuição da previdência Social. A dúvida é recorrente. E muita gente só se dá conta dela quando chega a hora de calcular o tempo de contribuição para se aposentar.

AUXÍLIO DOENÇA É Considerado Tempo de contribuição
AUXÍLIO DOENÇA É Considerado Tempo de contribuição

Auxílio Doença é considerado tempo de contribuição?

Quem fica afastado do serviço por motivo de doença passa a receber o auxílio-doença pago pelo INSS. Pode usar esse período sim para calcular o tempo de contribuição na hora que for se aposentar.

Então a resposta é sim. Pois mesmo o auxílio doença sendo um benefício que o trabalhador recebe do Governo. Ele continua ligado diretamente a empresa ou serviço. E o período em que ele ficou afastado deve ser somado aos meses de contribuições normais.

Mas esta soma tem sua limitações, pois o período de afastamento com auxílio doença só poderá ser somado às contribuições no caso de aposentadoria. Não é possível soma-lo para completar tempo de carência de contribuição. Como por exemplo para o trabalhador dar entrada em um novo pedido de auxílio doença. Ou maternidade, e assim por diante.

O auxílio-doença é bem diferente do benefício de afastamento por acidente de trabalho. No auxílio doença o trabalhador não tem garantia de que seu emprego está garantido quando acabar o período de benefício do INSS, portanto ele pode retornar e perder o emprego imediatamente.

Já no caso do afastamento por acidente de trabalho, é garantido ao trabalhador que quando acabar o período de recebimento do benefício pelo INSS. Ele tem o seu emprego garantido por no mínimo 1 ano.

Então agora não resta mais nenhuma dúvida.

Agora você já sabe que poderá somar o tempo que esteve beneficiado pelo auxílio doença ao seu período de contribuição da Previdência Social. Mas só quando você for se aposentar.

Para maiores informações acesse o site oficial da Receita Federal através desse link.

Gostou?

Conte-nos como isso te ajudou.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário