CERTIDÃO INSS – Como Tirar online

CERTIDÃO INSS – Como Tirar online
O que achou deste artigo?

Hoje nós falaremos sobre a  Certidão INSS: Tirar online

CERTIDÃO INSS
CERTIDÃO INSS

Tirar certidão do INSS online Conhece a certidão do INSS? Esta é chamada de certidão negativa do INSS ou simplesmente CND. E esta são fornecidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). E que possibilita que os contribuintes possam solicitar uma certidão que é emitida automaticamente. E claro, se não houver pendencias na RFB.

Veja como tirar a certidão negativa do INSS online.

Certidão INSS: Tirar online

Esta certidão do INSS comprova a regularidade do indivíduo em relação às contribuições previdenciárias e também as contribuições devidas por lei. Inclusive as inscrições da dívida ativa do INSS.

A Certidão negativa do INSS é solicitada em algumas situações relacionadas à empresa quando: da contratação com o Poder público e no recebimento de benefícios ou incentivo fiscal ou creditício; na alienação ou oneração a qualquer título de bem imóvel ou direito de bem móvel superior a (dois milhões de cruzeiros, a ele que definiu isto foi criada em 1991 e a moeda corrente na época era o cruzeiro) que é incorporado ao ativo da empresa; no registro ou arquivamento no órgão próprio de ato relativo à baixa ou redução capital da firma individual, redução de capital social cisão total ou parcial, transformação ou extinção de entidade ou sociedade comercial ou civil e também nos casos de transferência de controle de cotas de sociedades, entre outros casos.

Certidão INSS: Tirar online: Emissão

A certidão negativa do INSS pode ser emitida pela internet através do site da receita federal pelo sistema Datarem onde é aberto o pedido de certidão INSS e deve ser todo preenchido e entre as informações solicitadas estão: se é pessoa física ou jurídica, o número do CNPJ ou do CEI e se é averbação de imóveis, Baixa, outras finalidades ou Registro ou arquivamento de alterações contratuais e pedir pela certidão, inclusive você pode solicitar a segunda via da CND do INSS.

Para tirar a certidão do INSS online você pode ser solicitar na Receita Federal pelo link. Através deste link o contribuinte pode também pedir a certidão online que será emitida automaticamente. E, novamente, se não tiver pendência perante a Receita.

Estas pendências inviabilizam a emissão automática da certidão que poderão ser verificadas inclusive no link “verificação de regularidades das contribuições previdenciárias”. No link acima basta clicar em “Pedido de CND” informe ou o número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ou número de matrícula CEI Cadastro Específico do INSS e a finalidade que deseja a certidão.

A Certidão negativa do INSS ainda é solicitada em outras ocasiões como no caso de aposentadoria e indenização ao INSS. E o objetivo nestes casos é tornar o processo burocrático do beneficiário mais ágil.

Consulte o site do INSS ou da Receita Federal para mais informações.

Gostou?

Conte-nos como isso te ajudou.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário