Gostou? Então Compartilhe:

As vezes algumas mentiras se tornam frequentes na internet, por isso hoje resolvemos falar um pouco sobre o Dataprev: Cnis, Nit e GPS.


Iremos mostrar o que são e como a consulta poderá ser realizada, lembrando sempre que nossas informações são verídicas. A nossa intenção é de justamente ajudar as pessoas a conseguirem resolver esses problemas. Sempre nos pautando pela eficiência da nossa informação, afinal você é o nosso cliente. Sejamos honestos, é melhor parar de conversa e colocarmos a mão na massa. Vamos lá.

Dataprev – Cnis, Nit e GPS

As principais consultas do Dataprev feitas no site são a Consulta do Extrato de Pagamento Dataprev, Consulta da Situação do Benefício Dataprev, Consulta da Memória de Cálculo do Benefício Dataprev, Simulação do Cálculo da Renda Mensal Dataprev e a Consulta do Tempo de Contribuição Dataprev.

Para fazer estas consultas bastar ter em mãos alguns dados pessoais. Como seu Nome, CPF, Data de Nascimento e o Número do Benefício. Em alguns casos, são pedidos outros dados do contribuinte. Mas a maioria das consultas citadas acima, são feitas apenas com estes documentos. Vale lembrar que, como de praxe, haverá um campo para inserir o código da imagem. Para de evitar consultas de sistemas automáticos.

Nessas consultas, as informações que podem ser adquiridas são as de identificar o tempo de contribuição já oferecido. Uma estimativa da renda mensal do cidadão e, ainda, por quanto tempo ocorreu a devida contribuição. Não há dúvida de que a principal consulta feita pelos usuários do site da Dataprev, é a consulta do benefício INSS.

Benefício que garante ao cidadão o direito de aposentadoria remunerada todo mês depois de determinada data ou de acordo com certo tempo de contribuição. Este benefício é dado pelo Governo Federal em parceria com a Previdência Social que permite aos cidadãos contribuintes, realizarem consultas online da situação do seu benefício. Mas hoje viemos falar do NIT, do CNIS e do GPS

Dataprev – Nit

NIT é o número de inscrição do trabalhador. Que é dado ao cidadão que se cadastra no Regime Geral de Previdência Social. Órgão que faz o cadastro para o cidadão que deseje se matricular na Previdência Social. Mas não tenha em mãos o número do seu PIS/PASEP ou NIT, para criar este número e realizar sua inscrição.

Tendo em mãos o RG, ou Certidão de Nascimento/Casamento, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e o CPF, o cidadão faz sua inscrição, inclui seu nome no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para consultar  o NIT no Dataprev acesse:  www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/censonit/index.html e informe o número do NIT, os caracteres da imagem de segurança e clique em Confirmar.

Dataprev- Cnis

Já o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) registra o nome de todos os cidadãos contribuintes brasileiros. Para consultar o seu CNIS no Dataprev, você deve acessar o site: www1.dataprev.gov.br/conweb/sp2cgi.exe?sp2application=conweb informar o NIT, a Senha, e quais informações procura, se são os Benefícios, as Contribuições, as Remunerações ou todos. Depois, é só clicar em confirmar.

Dataprev- GPS

Para consultar seu GPS, suas Guias da Previdência Social, o Dataprev disponibilizou duas páginas na Internet para pagar débitos previdenciários inscritos em Dívida Ativa da União (DAU).

Além de emitir o GPS, a página permite consultar alguns dados básicos dos débitos previdenciários dos cidadãos. Como o número e o valor do débito, o percentual de encargo legal ou de honorários advocatícios. E a informação relacionada ao ajuizamento ou não-ajuizamento do débito.

Uma dessas páginas é destinada à Justiça Federal e pode ser acessada no menu Emissão de GPS para créditos ajuizados, que fica no portal do e-CAC. Disponível no site da PGFN com o nome de “Acesso Justiça”, no menu de “Serviços mais procurados”. Nessa página, os juízes podem emitir guias para pagamento de todos os créditos previdenciários ajuizados dos cidadãos. Os Procuradores da Fazenda Nacional também têm acesso a essa página.

A segunda página é para o público e os cidadãos em geral, disponível através do link Emissão de GPS, também do e-CAC.

O cidadão poderá emitir guias para pagamento de seus créditos previdenciários ajuizados e não-ajuizados. A senha para utilizar essa segunda página deve ser a mesma usada nos serviços previdenciários da Receita Federal. Que pode ser obtida através do site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/).