Gostou? Então Compartilhe:

O Formulário de Recurso INSS serve para rever algumas decisões. De maneira geral, as decisões INSS em primeira instância serão dadas por uma só pessoa. Ao entrar com este recurso administrativo INSS, você terá a chance de ter aquela primeira decisão revisada.

Formulário de Recurso INSS

Formulário de Recurso INSS

Infelizmente, não é raro ver Formulário de Recurso INSS sendo indeferidos e modificados pela decisão judicial. Mesmo assim, 20% dos recursos INSS são deferidos, o que é uma chance a mais para o seu caso.

Como a perícia do INSS é diferente da perícia judicial, não é incomum ver ações judiciais que dão ganho de causa aos beneficiários. Sendo assim, é bom usar todos os recursos à sua disposição para tentar obter os seus direitos, caso sejam adequados.

Como recorrer INSS através do Formulário de Recurso INSS

Para conseguir recorrer INSS, é necessário apresentar o recurso por escrito, ou seja, da maneira antiga. Ainda com razões jurídicas e fatos que evidenciem que a decisão do INSS estava errada. O pedido deve conter documentos, se possível, daquilo que foi argumentado por você.

Leia Também: Marcação de Perícia Dataprev pela internet.

Como protocolar recurso INSS

Para protocolar recurso INSS é necessário enviar as razões de recurso devidamente preenchida por você. Ou mesmo advogado (se assim preferir, pois não é algo obrigatório) pelo correio com A.R (aviso de recebimento).

Também é necessário levar os documentos até uma agência do INSS, principalmente aquela onde a decisão foi tomada. É bom agendar horário pelo telefone 135 INSS ou mesmo pela internet

Agendar recurso INSS

Agendando o recurso INSS você terá toda certeza de que não vai pegar filas ou perder muito tempo esperando. O agendamento, como já dito anteriormente, pode ser feito pela internet, telefone ou no próprio INSS.

Quando apresentar recurso contra INSS?

Passadas essas informações, é necessário mostrar como esse recurso deve ser apresentado para que o trabalho fique completo. Confira abaixo o que será preciso para recorrer contra o INSS:

  • Haja pedido de benefício ou de alteração de benefício;
  • Que esteja dentro do prazo de 30 dias depois da ciência da decisão de negativa;
  • A data do agendamento ou do envio pelo correio é a data do recurso.

Documentos recorrer INSS

Para recorrer no INSS, você irá necessitar de alguns documentos, como RG e  CPF. O pedido é sempre endereçado, ou seja, será encaminhado à Junta de Recursos do INSS. Caso você já tenha apresentado recurso à Junta, é indicado recorrer para a Câmara de Julgamentos do INSS.

Formulário recurso INSS

Você encontra o formulário de recurso INSS através da internet, ou seja, no site do INSS. O andamento deste recurso pode ser realizado através do e-recursos INSS, que veio para auxiliar todo o processo, que é eletrônico.

É só realizar o cadastro e assim, gerar uma senha para acessar na hora que desejar. Dá para receber notificação de mudança de status do recurso INSS através do celular.

Em caso de existirem dúvidas, entre em contato com o 135 INSS e veja as informações. Se desejar também pode acessar a internet ou, ainda, ir a uma agência do INSS com documentos mínimos.

Gostou?

Conte-nos como essa informação de ajudou.