ICMS 2019 – O que é, Alíquota

ICMS 2019 – O que é, Alíquota
O que achou deste artigo?

Sem dúvida alguma, o ICMS 2019 é conhecido por todos como um imposto que é visto com maus olhos. Pois é, várias pessoas odeiam e poucas gostam, por todas essas questões que o mais importante é estar atento a tudo. O objetivo principal dessa postagem é de auxiliar justamente a conseguir mais informações sobre isso.

O ICMS 2019 é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. O mesmo ficou conhecido também como Lei Kandir quando foi regulamentado em 1996, ainda pelo Regime Militar.

Depois o imposto foi sofrendo várias mudanças até que o mesmo chegou a pegar alguns itens. Como as mercadorias e serviços diretamente e indiretamente que estão no nosso dia a dia de todas as pessoas.

É justamente por todas essas razões que o mais importante será estar atento a tudo isso. O objetivo principal dessa postagem é conseguir te auxiliar em todas essas questões que são essenciais. Você vai precisar seguir por aqui e assim conseguir estar sempre bem informado sobre esse assunto tão importante a todos.

ICMS 2018: O que é

A grande maioria dos transportes, prestações de serviços, compras e vendas que acontecem em todo sofrem com o ICMS. Quando compramos algum produto, consequentemente estamos pagando o imposto. Na maior parte das vezes não nos damos conta, mas o tributo está embutido no valor do produto ou serviço que adquirimos.

Os consumidores terminam por pagar indiretamente o imposto, já que quem paga diretamente são os empresários e prestadores de serviços. Os lojistas pagam o imposto para a Receita Estadual e as empresas acabam por repassar o tributo no valor das mercadorias que compramos.

O ICMS é realizado pelos governos estaduais e Distrito Federal e a receita fica como contribuição para os Estados. Isso não poderá ser sendo repassada para o governo federal, portanto, é um ponto que deve ser considerado. Com esse imposto os Estados realizam investimentos em sua localidade para melhorar a vida das pessoas.

As empresas que não fazerem o pagamento do ICMS 2019, ficarão inadimplentes com a receita. É preciso citar que pode ser que os juros sobre o valor devido possam ser cobrados pelas partes envolvidas nisso.

ICMS 2019: Alíquota

Cada Estado do Brasil pode cobrar um ICMS diferente para as partes envolvidas nisso. Para saber como que cada Estado cobra, você pode acessar o site a seguir e assim saber tudo sobre o assunto.

Muitos Estados tem a mesma porcentagem, como é o caso de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará e tantos outros. O valor também não vai variar tanto, a menor taxa é de 17%, a maior é de 20%, correspondente ao estado do Rio de Janeiro.

Após o ano de 2015 existiram mudanças para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços interestadual. São as operações em que a venda de mercadorias irá para os demais estados. Agora é necessário recolher um valor diferenciado de alíquota entre a alíquota estadual em comparação com a alíquota interna do Estado em que essa mercadoria está indo

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário