ID JOVEM – Benefícios, Inscrição, Quem pode fazer

ID JOVEM – Benefícios, Inscrição, Quem pode fazer
O que achou deste artigo?

O ID Jovem é nada mais do que a Identidade Jovem, portanto, trata-se de um programa social. Tudo foi criado pelo governo federal e tem como objetivo ajudar os jovens a conseguirem mais acesso a cultura. Seja por meio de shows, eventos, exposições ou mesmo tudo que tiver qualquer tipo de relação com a arte.

O ID Jovem também vai ajudar a pessoa a pagar apenas meia entrada nesses eventos. É um grande benefício para os jovens, pois os mesmos sofrem diariamente com a falta de acesso a tudo isso. Além disso, existe também a gratuidade em transportes coletivos que forem de origem interestaduais.

Antes de existir essa criação as coisas eram bem complicadas e os jovens não tinham acesso a isso. Era complicado e vários terminavam por cair em um caminho errado, já que não conseguiam ter acesso a tudo. Por fim, é preciso conseguir ter acesso a tudo isso, porque fará diferença de uma forma positiva.

O Estatuto da Juventude já incluía alguns direitos aos jovens brasileiros, só que tudo era preliminar. Por meio do ID Jovem, os brasileiros entre 15 e 29 anos têm agora os seus direitos muito mais ampliados. O acesso a cultura, educação, arte e locomoção tem feito com que muitos possam ter uma nova vida.

Como funciona o ID Jovem

Os promotores de eventos e organizações devem prestar atenção aos requisitos e validade do programa. O banco do governo federal, Caixa Econômica Federal disponibiliza acesso para que jovens se cadastrem no programa e também para que os promotores tenham um aplicativo de validação do QR Code que existe no ID Jovem.

A Identidade Jovem pode ser tanto impressa como virtualmente através do aplicativo ID Jovem, o que é interessante. O programa tem a facilidade de apresentação do documento, que pode ser realizado de forma online, tem toda a segurança necessária pelo QR Code específico para o programa.

Leia Também:

Os jovens terão mais acesso a vários benefícios, portanto, é a decisão mais acertada para as partes. Você teve prestar atenção em tudo, porque é uma vantagem a mais para a sua situação como um todo.

Quem pode fazer?

Os brasileiros que podem participar do programa são os tem entre 15 a 29 anos de idade. Precisam pertencer a famílias que possuem no máximo dois salários

mínimos mensais, estejam inscritos e atualizados no cadastro único do governo federal.

Jovens que não são estudantes, mas que se incluem nos atributos citados acima, também podem emitir o documento ID Jovem. Para se inscrever no CadUnico do governo federal, é necessário procurar o setor responsável na prefeitura da sua cidade ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social.

Inscrição

Tudo é muito fácil, seguro e rápido, portanto, realizar o cadastro e a inclusão são bem tranquilos de serem feitos. O ID Jovem pode ser feito por meio de um aplicativo para celular chamado Identidade Jovem. Um cartão virtual será necessário para apresentar nos locais e assim conseguir um belo desconto. Para fazer o cadastramento é necessário acessar o site oficial e proceder com o preenchimento. Tudo é rápido, fácil e em poucos minutos você conseguirá estar com o seu cadastro em dia. Confira abaixo com esse processo é simples:

  • Preencha os dados requeridos, como o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
  • Em seguida, basta imprimir esse cartão que foi gerado e apresenta-lo com um documento de identidade com foto.
  • O sistema vai gerar um cartão virtual, para que você tenha o desconto na hora da compra do bilhete para algum evento.

Fazer tudo por meio do aplicativo também é muito simples, porque basta fazer o download e prosseguir. Para preencher o ID Jovem você vai precisar ter muita atenção em todo o processo e uma dica válida é ter paciência. Não é necessário mostrar cartão, basta apresentar a tela do seu celular e isso terá validade de 180 dias, depois basta renovar.

Benefícios

Por meio do ID Jovem, o brasileiro que tiver entre 15 e 29 anos terá direito a um bom desconto em alguns eventos. Seja de origem artísticas, culturais, esportivas e além disso, existe ainda o desconto no transporte interestadual. Tudo vai permitir que esse jovem cadastrado nesse programa possa ter mais vantagens.

Para que esse jovem consiga ter direito é necessário que o mesmo reservo seu assento em até 3 horas antes da viagem. É válido para ônibus, trens e embarcações interestaduais, ou seja, de um Estado a outro. Se as vagas estiverem ocupadas será reservado duas vagas para que esse jovem possa chegar ao destino

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário