PENSÃO POR INVALIDEZ INSS – Valor, quem tem direito

PENSÃO POR INVALIDEZ INSS – Valor, quem tem direito
O que achou deste artigo?

Pensão por invalidez INSS é um assunto muito comentado hoje em dia e as pessoas costumam ter dúvidas. Hoje nós falaremos mais sobre isso, explicaremos tudo que se diz respeito a isso. E você como sempre é o nosso maior convidado. Vamos lá.

Pensão por Invalidez INSS
Pensão por Invalidez INSS

Pensão por Invalidez INSS: Quem tem direito?

O segurado precisa comprovar que está doente, sem chance de recuperação, ou, se tiver sofrido acidente. E que está permanentemente incapacitado para exercer suas atividades ou qualquer outra que lhe dê garantias de subsistência para que tenha direito à pensão por

Para requerer a pensão por invalidez na Previdência Social, inicialmente o segurado deve solicitar o auxílio-doença. Que lhe dá os mesmos direitos de uma pensão por invalidez. Com o auxílio doença é possível passar pela perícia médica, para constatar sua incapacidade permanente para o trabalho. Onde o perito irá verificar se há ou não possibilidade de reabilitação, mesmo que para outra função. Caso comprovado não haver essa possibilidade, a pensão por invalidez será aprovada pelo perito.

Pensão por Invalidez INSS

  • Algumas condições e situações são relevantes para que o segurado tenha acesso à pensão por invalidez:
  • Um segurado que tenha doença anterior à sua filiação à previdência social não tem direito à pensão por invalidez;
  • Se o segurado estiver em pensão por invalidez e precisar de acompanhante, deve fazer o requerimento na agência do INSS onde está inscrito;
  • A pensão por invalidez deixa de ser paga no momento em que o perito médico constatar que o segurado recuperou sua saúde ou capacidade de trabalho;
  • Somente os maiores de 60 anos não precisam passar pela perícia médica a cada dois anos.

Todo e qualquer trabalhador que tiver uma doença ou tiver sofrido acidente que o deixe incapacitado para o trabalho tem direito à pensão por invalidez.

Pensão por Invalidez INSS

 Pensão por Invalidez INSS – Valor

O valor da pensão por invalidez é calculado da seguinte forma:

  • Para trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999. Será a média de 80% dos maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente desde julho de 1994. Esse valor é pago integralmente.
  • Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o benefício será a média dos 80% dos maiores salários de contribuição de todo o período de contribuição. O resultado também é pago integralmente.

Para maiores esclarecimentos é sempre interessante acessar o site da Previdência Social: http://www.previdencia.gov.br/.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário