RAIS 2019 – Quem Precisa Entregar, Declaração

RAIS 2019 – Quem Precisa Entregar, Declaração
O que achou deste artigo?

O RAIS 2019 nada mais é do um documento que seja de extrema importância para as partes. O Governo Federal sabe que essas informações dos trabalhadores possam atuar em todo o território brasileiro. O mais interessante é que o RAIS significa Relação Anual de Informações Sociais”, é essencial gravar essas informações.

Rais 2019
RAIS 2019

O mesmo vai conter a história de todo o cidadão e essas informações serão concedidas pelo RAIS. Por exemplo: quantidade de trabalhadores, perfil, ocupações, salários e outros vínculos e informações importantes. É necessário valorizar ainda mais essas informações para que tudo fique da forma correta.

O RAIS 2019 é um direito que todas as pessoas podem vir a ter e mesmo serem obrigadas a fazer. Tudo deve ser feito para que no final das contas todos possam estar de acordo com todas essas questões. É primordial saber todas essas informações e o objetivo principal dessa postagem é justamente esse que foi citado.

Quem é obrigado a entregar o RAIS?

Uma dúvida muito frequente a respeito do RAIS é de quem deve fazer a entrega. Foi estipulado pelo o Governo Federal que algumas entidades que precisam entregar anualmente a declaração. É necessário citar que a RAIS 2019 precisa ser pensado e mesmo declarado para que todos fiquem dentro da lei.

É essencial fazer a verificação se a sua empresa está dentro dos perfis estipulados, sendo legíveis a participação do RAIS. Tudo deve ser pensado para que seja possível separar a documentação e realizar a entrega dos documentos. A ideia é conseguir auxiliar as pessoas em todas essas questões que são essenciais as partes.

Quem precisa entregar a RAIS?

Para facilitar a vida das pessoas é muito importante mostrar que vai precisar entregar a RAIS 2019. Nada melhor do que conferir abaixo quais são essas necessidades como um todo, veja:

  • Empregadores rurais e urbanos;
  • Profissionais liberados ou autônomos que tenha funcionários no ano base;
  • Conselhos profissionais;
  • Condomínios e sociedades civis;
  • Filias, sucursais, agencias, representações ou outras entidades vinculadas pessoas jurídicas que residem no exterior;
  • Cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;
  • Entidades da administração direta e órgãos do Governo Federal, municipal e estadual.

É essencial fazer a realização anualmente da entrega do RAIS, pois consegue assegurar o trabalhador de todos os direitos. Inclusive todos os benefícios sociais, por exemplo: PASEP, PIS 2018, Seguro Desemprego entre outros.

Declaração RAIS 2019

O RAIS é feito através do sistema chamado de GDRAIS 2018, o envio dessa declaração acontece exclusivamente por meio da internet. É importante fazer o preenchimento de todos os campos que que são necessários. Tais como endereço, estabelecimento e dados pessoais do trabalhador, portanto, tenha atenção.

O Governo Federal ainda não fez o anuncio do prazo de recolhimento do RAIS. O principal é citar que a entrega do RAIS 2019 só seja anunciado no primeiro mês de 2020. O mais interessante é destacar que o encerramento do ano letivo de 2019, dessa forma, é bem possível se ter um levantamento do ano de 2019.

Atenção: Se a empresa não realizar todo o envio da RAIS em tempo, o trabalhador poderá perder o direito de sacar o abono salarial durante o Calendário PIS 2019.

RAIS Negativa

O RAIS – Relação Anual de Informações Sociais é obrigatório fazer todos os anos a sua entrega. Essa mesma deve ser entregue por qualquer pessoa que possua o CNPJ. O principal objetivo do RAIS é fazer uma coleta de todos os dados sociais sobre o setor de trabalho. Sendo assim, o Governo Federal ficará ciente da quantidade de pessoas empregadas e desempregadas do país.

O RAIS 2019 é uma obrigação da empresa, a mesma precisa informar todos os dados dos seus trabalhadores anualmente. Se o mesmo deixar de informar qualquer dado do trabalhador, poderá terminar prejudicando o trabalhador de receber benefícios sociais vinculados ao Governo Federal.

O RAIS passa as estatísticas ao Governo Federal em relação aos empregados e desempregados do Brasil. É provável saber como anda a atual situação econômica do país, portanto, é algo de extrema importância para todos.

O atraso ou a emissão do RAIS faz com que exista uma multa, porém o pagamento da multa não isenta o empregador de ser obrigado a prestar as informações ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Por essa razão, é necessário estar com o RAIS da sua empresa em dia, para não prejudicar os seus trabalhadores. Sem contar que você não irá deixar a situação da sua empresa sujeita a multas, ou seja, é algo bem vantajoso.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário