RECADASTRAMENTO DE IDOSOS LOAS BPC

RECADASTRAMENTO DE IDOSOS LOAS BPC
O que achou deste artigo?

Para conseguir Recadastramento de Idosos é preciso ter algumas informações. Pois, os idosos que recebem LOAS BPC, porém será que isto é real? Infelizmente tem muita informação errada na internet e hoje você saberá as certas.

Este é o caso do Recadastramento de Idosos BPC Loas e por várias razões, o que é bom. Essencialmente, porque a Previdência Social não pode se confundir com a assistência social. Ambos os auxílios são prestados pelo estado e o INSS existe uma contraprestação.

Recadastramento de Idosos
Recadastramento de Idosos

Essa é a principal diferença entre ambos, pois o LOAS não exige contribuição com o INSS. Portanto, trata-se de um benefício da assistência social e não uma pensão do INSS.

Recadastramento de idosos BPC Loas: perder benefício

Para que alguém venha a perder o benefício LOAS, existe um enorme caminho a ser percorrido. Isso porque é necessário que os requisitos do BPC Loas não sejam mais cumpridos para o recebimento do benefício de assistência social. Por exemplo: a melhora financeira do beneficiário.

Recadastramento de idosos LOAS BPC INSS

É preciso que idosos façam Recadastramento de Idosos LOAS BPC. Porém, o que é BPC?

O BPC é Benefício de Prestação Continuada, que trata-se do pagamento de salário mínimo para os idosos com renda familiar baixa.

Sendo assim, por óbvio, quem recebe BPC deverá estar inscrito no CadÚnico do governo federal. Portanto, é preciso que o idoso inscrito no LOAS INSS seja cadastrado no CadÚnico.

Tudo isso é regulamentado pela LOAS, ou seja, a Lei Orgânica de Assistência Social. Portanto, irá tratar apenas desse tipo de benefício e que, fique claro: nada tem a ver com o INSS.

Recadastramento idosos LOAS BPC INSS
Recadastramento idosos LOAS BPC INSS

Se você já tem cadastro no CadÚnico está tudo certo e não é necessário fazer mais nada. Porém, para quem ainda não se cadastrou no CadÚnico, o prazo é até o final desse ano e pronto.

Onde pedir BPC Loas

O BPC/Loas deve ser pedido no CRAS mais próximo da sua casa. Já os demais benefícios do INSS, obviamente, devem ser solicitados junto ao INSS. A intenção do governo é que pessoas que já recebam outros benefícios do governo social não recebam o BPC.

Leia Também: E-Recursos

Sendo assim, é bom saber que não é preciso recadastramento BPC Loas para todos os idosos, Porém, para aqueles que ainda não tenham cadastro CadÚnico do governo federal, este irão precisar.

Infelizmente, as informações contraditórias e inverídicas acabam desencorajando as pessoas. Pois, muitas vezes têm problemas com o acesso à informação e isto é sempre ruim.

Recadastramento idosos LOAS BPC INSS
Recadastramento idosos LOAS BPC INSS

Assim, em resumo, quem recebe o BPC necessita ter o Cadastro Único e isto é obrigatório. Porém, não é todo mundo, como vimos nos tópicos anteriores como um todo.

É necessário obter o recadastramento para que se fique na legalidade, porém isso não quer dizer que a pessoa vai perder o benefício com o passar do tempo.

Gostou?

Conte-nos como isto te ajudou.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário