RECIBO DE EMPREGADA DOMESTICA

RECIBO DE EMPREGADA DOMESTICA
O que achou deste artigo?

O Recibo de Pagamento Empregadas Doméstica também é conhecido como DAE. Serve para que os empregadores possam ter um comprovante que cumpriram com as suas obrigações. Para as profissionais é uma garantia a mais que estão recebendo tudo corretamente, ou seja, da forma que é adequada.

Recibo de Pagamento Empregadas Doméstica
Recibo de Pagamento Empregadas Doméstica

Se você tem uma empregada doméstica ou atua nessa profissão é essencial que você saiba como fazer ou preencher. Tudo será explicado para você através dessa postagem, ou seja, você poderá descobrir como fazer isso. Antes de mais nada é essencial destacar que esse documento é essencial para tudo ficar dentro da lei.

Recibo de pagamento Empregada Doméstica: O que É?

Toda vez que você pagar a empregada doméstica é essencial guardar o Recibo de pagamento Empregada doméstica. A razão é estar dentro da lei e evitar que possíveis processos trabalhistas possam acontecer. É comum existir dúvidas sobre isso e principalmente como tudo deve ser preenchido da forma certa.

Tudo é feito através do E-Social, ou seja, você irá informar todos os pagamentos que foram feitos ao seu empregado. Isto favorece para que o governo federal tenha acesso a todas as informações de maneira integrada. Além disso, é uma garantia a mais para que os empregadores possam estar com tudo organizado.

Leia Também:

O DAE Social (Documento de Arrecadação do Simples Doméstico) nada mais é do que um modo exclusivo para fazer os pagamentos que as empregadas domésticas têm. Tudo é feito de maneira integrada e a intenção é simplesmente favorecer ainda mais a vida de todas as partes que tiverem envolvidas nisso.

Recibo de Pagamento Empregada DomésticaQuais os direitos que o DAE dá?

Antes de explicar melhor como o DAE funciona é importante avisar que o pagamento deve ser feito até o dia 07 de cada mês. Se mesmo assim o dia de pagamento for em um feriado, é importante que você pague no dia útil anterior. Abaixo você vai ver todos os direitos que podem ser pagos através do DEA, veja:

  • FGTS – equivalente a 8% do salário do trabalhador;
  • FGTS – Reserva Indenizatória da perda de emprego – 3,2% do salário do trabalhador (depósito compulsório);
  • Seguro contra acidentes de trabalho – 0,8% do salário;
  • INSS devido pelo empregador – 8% do salário;
  • INSS devido pelo trabalhador – de 8% a 11%, dependendo do salário;
  • Imposto de Renda Pessoa Física – se o trabalhador receber acima de R$ 1.930,00.

O recibo de pagamento deve ser guardado para que não existam quaisquer riscos de ter de ter problemas. É necessário que o empregador tenha muito cuidado, porque em caso de processo será preciso mostrar o DAE.

Recibo de Pagamento Empregada Doméstica: Pagar DAE

Antes de pagar o DAE é importante verificar o piso salarial do seu estado ou mesmo o salário mínimo da sua região. Esses cuidados podem fazer com que você não se engane e também faça tudo da forma certa.

Você consegue imprimir através do E-social e o pagamento pode ser feito em vários canais eletrônicos.  O principal e mais fácil de ser feito é através do Banco do Brasil e depois é importante guardar o recibo de pagamento.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário