TÍTULO DE ELEITOR – Como Tirar, Documentos, Consulta

TÍTULO DE ELEITOR – Como Tirar, Documentos, Consulta
O que achou deste artigo?

O Título de Eleitor é talvez um dos documentos que tem maior importância a todas as pessoas. O mesmo dá direito para que o cidadão tenha a oportunidade de exercer a democracia, ou seja de votar. É por meio dessa participação do mesmo em processos eleitorais, portanto, você vai eleger inúmeros políticos.

Título de Eleitor
Título de Eleitor

É necessário citar que além do período de eleições, o Título de Eleitor é um documento essencial. O documento é exigido em inúmeras situações que são bem diferentes entre, ou seja, é necessário atenção. Para tirar o CPF, emitir passaporte e também conseguir efetuar a matrícula em várias instituições de ensino.

Hoje o assunto da postagem será sobre o Título de Eleitor e esse ponto é interessante. Por esses motivos que o mais importante é seguir por aqui para ter acesso a todas essas informações com eficiência. Dessa forma, é essencial mostrar tudo o que vai precisar ser feito e assim auxiliar a vida de todas as pessoas.

Como Tirar o Título de Eleitor?

O Título de Eleitor poderá ser solicitado diretamente no posto de atendimento mais próximo a sua residência da Justiça Eleitoral. Só que se preferir pode emitir pela a internet através do sistema conhecido como “Título Net”. Por meio dele será realizado um cadastro online e posteriormente é realizada a retirada do documento no cartório eleitoral escolhido.

São obrigados a votar pela a constituição federal artigo 14: os brasileiros maiores de 18 anos alfabetizados e que sejam menores de 70 anos de idade.

É possível tirar o Título de Eleitor até com 16 anos, porém a votação será apenas facultativa. Quem não votar pagará uma multa e perderá a oportunidade de exercer a cidadania ou mesmo a democracia.

Leia Também:

Documentos necessários

Para conseguir fazer o cadastramento com muito mais eficiência será preciso levar alguns documentos. Confira abaixo quais são para tudo fique da forma correta:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identificação com foto;
  • Os homens devem apresentar o comprovante de quitação dos serviços militares.

A emissão do Título de Eleitor é gratuita, porém a segunda via só será paga se você não estiver com tudo em dia. Caso não esteja, você será obrigado a pagar uma pequena multa que irá variar de acordo com o que tiver pendende.

Título de Eleitor Digital

Recentemente foi aprovado pelo TSE o e-título, ou mesmo o título de eleitor digital. Trata-se de um aplicativo que pode vir a ser instalado no seu smartphone ou mesmo tablet, o que é mais interessante. Para conseguir fazer a instalação é necessário que você siga os passos que serão mostrados mais abaixo:

  • Número do seu título eleitoral;
  • Nome Completo;
  • Nome completo da mãe e do pai;
  •  Data de Nascimento.
  • No dia da votação você poderá apresentar o Título de Eleitor Digital para que você possa votar normalmente.

Onde Tirar e Agendar?

A solicitação de emissão do Título de Eleitor não pode ser agendada, porém tudo é mais fácil. Você pode comparecer até um cartório eleitoral mais próximo da sua casa, porque é dessa forma. É necessário que você vá munido de todos os documentos que forem necessários para conseguir que tudo fique da forma certa.

Essa consulta de algumas zonas eleitorais precisa ser realizada pelo site oficial do Tribunal Superior Eleitora. Confira melhor a seguir: · Acesse esse link:

  • Clique no estado em que você e em seguida vai aparecer a opção de qual seção ser selecionada.
  • Você também pode fazer a função localizado do seu computador, basta pressionar as teclas CTRL + F. Em seguida informe o nome da sua cidade e confirme todas essas informações que foram citadas:

Vai aparecer na tela seguinte todas as zonas eleitorais que forem mais próximas da sua região.

Consulta

Para fazer a consulta ao Título de Eleitor é preciso fazer tudo online esse ponto é interessante. Você não precisa se deslocar até um posto de atendimento e essa consulta precisa ser feita pela internet. Para conseguir acessar o portal é preciso efetuar o preenchimento dos dados solicitados e tudo mais. Confira abaixo como tudo é realizado: Para consultar por título acesse o site a seguir; · Se desejar fazer a consulta pelo nome é necessário acessar esse link.

Número do Título de Eleitor É através do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral que será possível consultar a sua situação eleitoral. Essa consulta deverá ser feita pelo nome ou mesmo através do título de eleitor que você tenha feito. Caso aconteça quaisquer tipos de dúvidas será necessário litar para o 0800 648 0005 e fazer todas as perguntas

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário