VALE SOCIAL – Quem Tem Direito, Formulário, Cadastro

VALE SOCIAL – Quem Tem Direito, Formulário, Cadastro
O que achou deste artigo?

Talvez você não saiba, porém, o Vale Social é um direito para as pessoas que moram no Estado do Rio de Janeiro. Este benefício é inerente as pessoas que tem doenças crônicas ou mesmo deficiência física. Isto dá direito a gratuidade no transporte no RJ como em metrô, trem e os ônibus de uma forma geral.

Vale Social
Vale Social

 

Se você precisar tem a possibilidade de que o seu acompanhante também não pague caso seja necessário. Por essa razão, é que é indicado que você siga aqui para ter todas as informações sobre esse assunto. Dessa forma, nada melhor do que mostrar tudo o que você precisa saber, portanto, é o momento de seguir.

Vale Social: Formulário

O primeiro passo para conseguir o Vale Social é preencher um formulário que é próprio para isto. Você pode conseguir tanto pelo site oficial e também em alguns postos de cadastramento, confira abaixo quais são os principais:

  • Postos do Rio Poupa Tempo
  • Fundação Leão XIII
  • Pestalozzi
  • Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) e outros.

Existem mais de 200 pontos, porém pela internet é muito mais simples e rápido, portanto, é mais indicado.

Vale Social: Quem Tem Direito

As pessoas com deficiência recebem até 60 passagens gratuitas por mês, ou seja, duas por dia. Os doentes crônicos conseguem receber se o tratamento for feito dentro do município do Rio de Janeiro. Os municípios que são atendidos pelo Vale Social podem ser conferidos abaixo, veja:

Angra dos Reis Laje do Muriaé Queimados
Arraial do Cabo Magé Rio Bonito
Belford Roxo Mangaratiba Rio Claro
Bom Jardim Maricá Rio das Flores
Cachoeiras de Macacu Mesquita Sapucaia
Carmo Miguel Pereira Saquarema
Duque de Caxias Miracema Seropédica
Guapimirim Nilópolis São Gonçalo
Iguaba Grande Niterói Três Rios
Itaboraí Nova Iguaçu Trajano de Morais
Itaocara Paty do Alferes Valença
Japeri Petrópolis Vassouras

Vale Social: Cadastro

Você consegue fazer a inscrição do Vale Social preenchendo o formulário no site oficial. Pare pedir é importante que você vá até um ponto de cadastro com os seguintes documentos: Formulário de cadastro com laudo médico assinado e preenchido por médico do SUS; RG; CPF; Comprovante de endereço atualizado e Foto 3×4.

É necessário levar um comprovante de residente ou uma declaração de endereço, ambos assinados pelas partes. É essencial que você se atende a todos esses detalhes para começar a ter direito a tudo isso. Se a pessoa for menor de idade ou tiver a necessidade de um acompanhante, este direito também é dado.

Confira Também:

O vale Social tem validade de 4 anos e depois desse período é recomendado que você faça a renovação. Você precisará passar por uma prova de vida ou uma nova perícia médica para comprovar que ainda possui a deficiência física.

Você vai precisar ter um laudo médico de um profissional do SUS que irá constar todos os dados. Seja o tipo de deficiência, as sequelas e também a necessidade de uso do transporte público. Este é um cuidado muito importante de se ter para evitar que alguns problemas possam vir a acontecer em um futuro próximo.

Vale Social: Cartões Transporte Gratuito RJ

Se você conseguir ter acesso ao vale social você ganhará um cartão SETRANS que dará direito a transporte de trem gratuito. O cartão FETRANSPOR dará acesso grátis a ônibus e barco e precisará ser solicitado ao RioCard. O Cartão eletrônico do metrô pode ser pedido na Estação Central do MetrôRio.

Se você precisar de informações basta telefonar para os seguintes telefones:

  • 23339316, 23339317 e 23339318, que funcionam de segunda à sexta-feira das 9 às 15.

Gostou? Conte-nos como isto te ajudou.

Gostou? Então Compartilhe:

Deixe um comentário